No primeiro momento deve ser
entregue aos alunos os blocos lógicos de modo que eles possam manipular as
peças livremente. Então serão feitas algumas perguntas à eles como: "O que
vocês podem me dizer sobre esse material?", "Quais as semelhanças ou
diferenças entre eles?", e assim sucessivamente até as crianças notarem as
características dos blocos (cor, tamanho, espessura e forma). Após isso os
blocos devem serem colocados dentro de um saco e este então irá sendo passado
por todos alunos, onde eles deverão pegar a peça de dentro do saco e sem olhar
coloca-la atrás das costas e dizer as
suas características (tamanho, espessura, forma) como a cor não pode ser
vista,, eles podem dar um palpite da suposta cor, e assim será feito até que
todos possam ter a capacidade de identificar cada característica da peça.
Blocos lógicos e a história do pirata
No primeiro momento será contada para
os alunos a seguinte história: "Era uma vez um pirata que adorava
tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas.
Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade
durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos
os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles
voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos
disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata
desconfiado."
Nesse ponto, começa o jogo com as
crianças. Então deve ser pedido que cada um escolha três peças quaisquer dos
blocos lógicos. Ao observar as peças sorteadas, o professor deve escolher uma
delas sem comunicar às crianças qual seria. Essa peça, será então a chave para
descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Feito isso, será apresentado um quadro
com três colunas, onde na
primeira coluna serão colocados os atributos da peça que está sendo procurada,
a segunda coluna deve ser nomeada como “SIM” onde serão colocadas as
características de quem pegou a peça e a última coluna deve ser nomeada como
“NÃO” onde serão colocadas as características descartadas da peça procurada.
Supondo que a peça
escolhida será um triângulo pequeno, azul e grosso, então deve ser dito:
"Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda das crianças,
os atributos no quadro devem serem indo preenchidos. Em seguida, deve ser dada outra
dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". E assim
continuará até chegar ao marinheiro que escondeu
o tesouro
Dominó com blocos lógicos
No primeiro momento a turma deve
ser dividida em dois grupos, feito isso será entregue uma caixa de blocos
lógicos para cada grupo. Cada grupo escolherá aleatoriamente 16 peças dos
blocos lógicos e o restante ficará dentro da caixa servindo como banco de
peças.
Após isso será dado início ao jogo, o
primeiro grupo escolherá uma de suas peças e colocará no centro da mesa, e
assim será dada a sequência do dominó de acordo com a seguinte regra: a próxima
peça deve ter apenas uma característica diferente da peça que está em uma das
extremidades do dominó.
O grupo que na sua vez não tiver
nenhuma peça que possa ser jogada, poderá escolher outra do banco de peças. O
grupo vencedor será o que terminar suas peças primeiro. Após este nível concluído pode ser feito o
dominó com duas, três e por último quatro características diferentes.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELA PIBIDIANA ANA CAROLINA
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