Jogo: “Pensamento Algébrico – o
que mudou? (PNAIC)”
Objetivo: compreender padrões e
relações a partir de diferentes contextos.
Material
utilizado: cartões
contendo os números de 1 à 20 (encarte do PNAIC)
Organização da
sala:
Divido por nível de aprendizagem (a critério do professor).
Desenvolvimento:
· O professor
organiza uma sequência de cartões que contém os números de 1 à10 e solicita que
os alunos observem.
· Depois que
observarem, o professor solicita aos alunos que virem de costas para a
sequência disposta. Então, retira-se da sequência, reorganizando-se os cartões,
sem deixar espaço vazio entre eles.
Assim os alunos
se viram e voltam a observar a sequência, tentando descobrir o número que
falta.
Depois de várias
rodas o professor repete o jogo acrescentando os cartões até 20.
·
Ao
longo da atividade foi sendo retirado mais cartões, por exemplo, dois ou três
cartões. Usando também os conceitos matemáticos de ordem.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELAS PIBIDIANAS ELISAMA PRIEBE, PATRÍCIA CASARIN PEIL, PATRÍCIA GUTERRES BORGES E PATRÍCIA MICHIE UMETSUBO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário