Por: Aiana
OBJETIVO: relacionar os fatores da multiplicação ao
produto entre eles, relacionar os fatores da adição e subtração, desenvolver
estratégias de cálculo mental e refletir melhor a respeito do seu desempenho no
conhecimento da multiplicação, subtração e adição.
MATERIAL
UTILIZADO: Cartas de um baralho convencional, exceto as damas, os
reis e os valetes. Sendo o Ás utilizado com número 1.
ORGANIZAÇÃO
DA SALA: Serão feitos trios.
COMO
JOGAR:
1-
Nos trios, haverá dois jogadores e um juiz. Os alunos decidem quem será
o juiz.
2- O juiz embaralha e dá a metade
das cartas para cada jogador. Nenhum jogador vê as cartas que tem.
3- Os dois jogadores que receberam
as cartas sentam-se um em frente ao outro, cada um segurando seu monte de
cartas viradas para baixo. O terceiro jogador, no caso o juiz, fica de frente
para os dois jogadores, de modo que possa ver a carta de cada um.
4- Ao sinal do juiz, os dois
jogadores pegam a carta de cima de seus respectivos montes e falam “ADIVINHE”,
segurando-as perto de seus rostos de maneira que possam ver somente a carta do
adversário.
5- O juiz usa os dois números à
mostra e diz o produto, ou a soma, ou a subtração. Cada jogador tenta deduzir o
número de sua própria carta apenas olhando a carta do adversário e conhecendo o
produto, a soma ou a subtração falado pelo juiz. Por exemplo, um jogador viu um
6, o outro um 5 e o produto dito pelo juiz foi 30. O jogador, para levar as
duas cartas, deve dizer 6 e 5 ou 5 e 6.
6- O jogador que disser primeiro o
número das duas cartas fica com elas.
7- O jogo acaba quando as cartas
acabarem.
8- Ganha jogador que tiver mais
pares de cartas no final do jogo.
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