Para esta atividade
você vai precisar de um jogo de Pega Varetas, que pode ser construído o
comprado em qualquer lojinha de jogos. O jogo é simples e tem poucas regras, as
quais constam a seguir: cada vareta tem um número de pontos definido pelas
cores, então, cada jogador pode fazer mais ou menos pontos de acordo com as
varetas que conseguir pegar. Este jogo pode ter vários participantes e pode
inclusive ser jogado sozinho, para quem deseja praticar e melhorar suas habilidades
manuais, destreza e equilíbrio, para se tornar um grande oponente quando for
jogar com mais pessoas.
- De forma aleatória as varetas devem
ser misturadas, e segurando uma das pontas de todo o maço de varetas o
jogador deve deixá-las cair em uma superfície plana que pode ser uma mesa,
por exemplo;
- Da forma que as varetas caírem
devem ser retiradas uma a uma sem tocar nas outras varetas, com as mãos ou
com a própria vareta;
- A saída para ser bem sucedido neste
jogo é sempre tentar pegar as varetas que estão por cima, soltas;
- Por isso, independente do valor de
cada cor de vareta, o essencial é tentar pegar o maior número de varetas;
- Os jogadores também devem fazer uma tabela marcando os pontos para cada cor de vareta retirada com sucesso dentre o bolo de varetas, e no final, os pontos são contados e assim é definido um vencedor.
Minha sugestão é que os
valores das varetas sejam estipulados de acordo com o conteúdo que está sendo
trabalhado, o seja, de acordo com o campo multiplicativo que se deseja ensinar.
O objetivo deste é que
os alunos façam uma tabela de pontos para compreenderem a facilidade que a
multiplicação pode trazer para o cotidiano do aluno em relação à adição. Essa
compreensão deve ser percebida no momento da contagem das varetas pegas por
cada aluno, ao final de cada rodada.
Isso podemos fazer com
a ajuda da tabela a seguir:
COR DA VARETA
|
VALOR DA VARETA
|
QUANTIDADE
DE VARETAS
|
OPERAÇÃO
|
TOTAL
|
Verde
|
||||
Amarela
|
||||
Azul
|
||||
Vermelha
|
||||
Preta
|
Nessa tabela se propõe
uma coluna onde o aluno deverá especificar a operação matemática, mas se o
professor referir não induzi-lo a esse pensamento, podemos trabalhar com a
perspectiva da representação visual da operação
Fonte: Sítio de jogos - saiba Como- http://www.saibacomo.org/como-jogar-vareta/ Acesso em: 10 de maio 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário