quinta-feira, 21 de maio de 2015

Trilha do resto



Por: Ana Paula e Patricia Borges

Objetivos: Desenvolvimento do cálculo mental envolvendo a multiplicação e a divisão e exercitar a "tabuada".

Materiais:
  • Cartolina; 
  • Régua; 
  • Lápis; 
  • Um dado; 
  • Alguns peões (ou qualquer outra peça que represente o jogador, por exemplo, tampinhas ou botões). 

Número de participantes: De 2 a 4 alunos.

Procedimentos do jogo:

1) Separar os alunos em grupos de até 4 alunos.


2) Pedir aos grupos que desenhem na cartolina uma trilha com mais ou menos cinquenta casas. As casas devem ser numeradas com números de dois algarismos.


3) Explicar aos alunos como jogar:Cada jogador coloca seu peão na primeira casa da trilha.

O primeiro jogador lança o dado e divide o número da casa em que se encontra pelo valor tirado no dado. Exemplo: 43 : 5 = 8 e resto 3.O resto dessa divisão será o número de casas que o jogador terá de avançar na trilha. Se a divisão for exata, isto é, não tiver resto, o jogador não andará nenhuma casa.

Se errar a divisão, perderá a vez.

Ganha o jogo quem primeiro chegar ao final da trilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário