quinta-feira, 21 de maio de 2015

Adivinhe sua carta

Por: Aiana 

OBJETIVO:  relacionar os fatores da multiplicação ao produto entre eles, relacionar os fatores da adição e subtração, desenvolver estratégias de cálculo mental e refletir melhor a respeito do seu desempenho no conhecimento da multiplicação, subtração e adição.

MATERIAL UTILIZADO: Cartas de um baralho convencional, exceto as damas, os reis e os valetes. Sendo o Ás utilizado com número 1.
ORGANIZAÇÃO DA SALA: Serão feitos trios.


COMO JOGAR: 
1-  Nos trios, haverá dois jogadores e um juiz. Os alunos decidem quem será o juiz.
2- O juiz embaralha e dá a metade das cartas para cada jogador. Nenhum jogador vê as cartas que tem.
3- Os dois jogadores que receberam as cartas sentam-se um em frente ao outro, cada um segurando seu monte de cartas viradas para baixo. O terceiro jogador, no caso o juiz, fica de frente para os dois jogadores, de modo que possa ver a carta de cada um.
4- Ao sinal do juiz, os dois jogadores pegam a carta de cima de seus respectivos montes e falam “ADIVINHE”, segurando-as perto de seus rostos de maneira que possam ver somente a carta do adversário.
5- O juiz usa os dois números à mostra e diz o produto, ou a soma, ou a subtração. Cada jogador tenta deduzir o número de sua própria carta apenas olhando a carta do adversário e conhecendo o produto, a soma ou a subtração falado pelo juiz. Por exemplo, um jogador viu um 6, o outro um 5 e o produto dito pelo juiz foi 30. O jogador, para levar as duas cartas, deve dizer 6 e 5 ou 5 e 6.
6- O jogador que disser primeiro o número das duas cartas fica com elas.
7- O jogo acaba quando as cartas acabarem.
8- Ganha jogador que tiver mais pares de cartas no final do jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário