PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
Subprojeto Matemática – Nível Fundamental
Professores Responsáveis: Antonio Mauricio Medeiros Alves/Márcia
Souza da Fonseca
PLANO DE
TRABALHO
AÇÕES PREVISTAS
Interdisciplinares: As ações interdisciplinares estão previstas no Projeto Institucional e
envolvem bolsistas da área de matemática que desenvolverão atividades junto aos
das áreas de Letras, Música, Dança, Geografia, História e Pedagogia, buscando
aproximar áreas que tradicionalmente não são próximas. Tais ações se dividem em
Atividades Integradas Gerais (AIG), envolvendo os alunos das áreas de
conhecimento citadas em atividades integradas; Atividades de grupos integrados
(AGI), envolvendo grupos distribuídos por escola e ações interdisciplinares e
Atividades Integradas Parciais (AIP), envolvendo alunos, de forma
interdisciplinar e de acordo com seus interesses.
Específicas: As atividades específicas
da área de Matemática visam desenvolver competências, habilidades e atitudes
fundamentais ao professor de matemática que articule os processos de ensino e
aprendizagem com a pesquisa, tendo a prática didática como rico material para
reflexão contínua de seu papel como educador.
Nessa perspectiva o subprojeto
terá como tema norteador a matemática
como um campo de investigação, englobando
ações de fundamentação e planejamento de atividades matemáticas, investigação
da realidade e da cultura escolar, análise de materiais didáticos e propostas
curriculares, estudos sobre pesquisas em educação matemática no contexto
sócio-educacional brasileira, debates sobre a pertinência das tecnologias nas
práticas educativas e desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de
ensino.
As atividades do subprojeto serão
distribuídas em eixos temáticos apresentados a seguir:
Práticas
didáticas de Matemática com materiais manipuláveis:
(AE1) Discussão sobre concepções
teóricas a respeito de diferentes usos de laboratórios de matemática,
instrumentação prévia dos bolsistas para planejamento de atividades didáticas
experimentais, organização de oficinas com os professores das escolas para
exploração dos materiais de laboratório, disponibilização do laboratório para
que os professores organizem e construam outras atividades importantes no
trabalho com diferentes conceitos matemáticos.
(AE2) Complementação do
laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) do CLM/UFPel através de levantamento
do material didático já disponível realizado pelos bolsistas, se fará a
(re)estruturação e manutenção do
laboratório como forma de disponibilizar a todos os acadêmicos do curso o
contato com diferentes possibilidades pedagógicas, em termos de material
concreto, qualificando assim seu futuro trabalho docente.
Práticas de Matemática nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental
(AE11)
Desenvolvimento de materiais didáticos manipuláveis que desenvolvam as habilidades
básicas para o estudo de Matemática tais como seriação, classificação,
correspondência, equivalência, conservação do número, entre outras, que
possibilitem a inserção no debate a respeito da atuação matemática dos
professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
(AE12) Criação
de grupos de estudos, formados por pibidianos, coordenadores de área,
supervisores e professores de matemática e dos anos iniciais da instituição interessados nas relações entre
literatura infantil e ensino de Matemática visando o desenvolvimento de
habilidades tanto da área da Matemática (Alfabetização Matemática e práticas de
Numeramento) quanto da área da linguagem (Letramento) em uma perspectiva
interdisciplinar.
(AE13) Ofertar oficinas aos
professores e alunos dos anos iniciais a fim de promover a utilização
qualificada de ambientes de aprendizagem tais como laboratórios de Matemática
assim como visando a sua instrumentalização para o uso de materiais didáticos
manipuláveis comerciais e produzidos na escola.
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