PLANO DE TRABALHO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID


Subprojeto Matemática – Nível Fundamental
Professores Responsáveis: Antonio Mauricio Medeiros Alves/Márcia Souza da Fonseca

PLANO DE TRABALHO
AÇÕES PREVISTAS
Interdisciplinares: As ações interdisciplinares estão previstas no Projeto Institucional e envolvem bolsistas da área de matemática que desenvolverão atividades junto aos das áreas de Letras, Música, Dança, Geografia, História e Pedagogia, buscando aproximar áreas que tradicionalmente não são próximas. Tais ações se dividem em Atividades Integradas Gerais (AIG), envolvendo os alunos das áreas de conhecimento citadas em atividades integradas; Atividades de grupos integrados (AGI), envolvendo grupos distribuídos por escola e ações interdisciplinares e Atividades Integradas Parciais (AIP), envolvendo alunos, de forma interdisciplinar e de acordo com seus interesses.
Específicas: As atividades específicas da área de Matemática visam desenvolver competências, habilidades e atitudes fundamentais ao professor de matemática que articule os processos de ensino e aprendizagem com a pesquisa, tendo a prática didática como rico material para reflexão contínua de seu papel como educador.
Nessa perspectiva o subprojeto terá como tema norteador a matemática como um campo de investigação, englobando ações de fundamentação e planejamento de atividades matemáticas, investigação da realidade e da cultura escolar, análise de materiais didáticos e propostas curriculares, estudos sobre pesquisas em educação matemática no contexto sócio-educacional brasileira, debates sobre a pertinência das tecnologias nas práticas educativas e desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino.
As atividades do subprojeto serão distribuídas em eixos temáticos apresentados a seguir:
Práticas didáticas de Matemática com materiais manipuláveis:
(AE1) Discussão sobre concepções teóricas a respeito de diferentes usos de laboratórios de matemática, instrumentação prévia dos bolsistas para planejamento de atividades didáticas experimentais, organização de oficinas com os professores das escolas para exploração dos materiais de laboratório, disponibilização do laboratório para que os professores organizem e construam outras atividades importantes no trabalho com diferentes conceitos matemáticos.
(AE2) Complementação do laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) do CLM/UFPel através de levantamento do material didático já disponível realizado pelos bolsistas, se fará a (re)estruturação  e manutenção do laboratório como forma de disponibilizar a todos os acadêmicos do curso o contato com diferentes possibilidades pedagógicas, em termos de material concreto, qualificando assim seu futuro trabalho docente.
Práticas de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
(AE11) Desenvolvimento de materiais didáticos manipuláveis que desenvolvam as habilidades básicas para o estudo de Matemática tais como seriação, classificação, correspondência, equivalência, conservação do número, entre outras, que possibilitem a inserção no debate a respeito da atuação matemática dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
(AE12) Criação de grupos de estudos, formados por pibidianos, coordenadores de área, supervisores e professores de matemática e dos anos iniciais da  instituição interessados nas relações entre literatura infantil e ensino de Matemática visando o desenvolvimento de habilidades tanto da área da Matemática (Alfabetização Matemática e práticas de Numeramento) quanto da área da linguagem (Letramento) em uma perspectiva interdisciplinar.

(AE13) Ofertar oficinas aos professores e alunos dos anos iniciais a fim de promover a utilização qualificada de ambientes de aprendizagem tais como laboratórios de Matemática assim como visando a sua instrumentalização para o uso de materiais didáticos manipuláveis comerciais e produzidos na escola.

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