sábado, 28 de outubro de 2017

Blocos lógicos


 No primeiro momento deve ser entregue aos alunos os blocos lógicos de modo que eles possam manipular as peças livremente. Então serão feitas algumas perguntas à eles como: "O que vocês podem me dizer sobre esse material?", "Quais as semelhanças ou diferenças entre eles?", e assim sucessivamente até as crianças notarem as características dos blocos (cor, tamanho, espessura e forma). Após isso os blocos devem serem colocados dentro de um saco e este então irá sendo passado por todos alunos, onde eles deverão pegar a peça de dentro do saco e sem olhar coloca-la atrás  das costas e dizer as suas características (tamanho, espessura, forma) como a cor não pode ser vista,, eles podem dar um palpite da suposta cor, e assim será feito até que todos possam ter a capacidade de identificar cada característica da peça.
  
         Blocos lógicos e a história do pirata

No primeiro momento será contada para os alunos a seguinte história: "Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado."

Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Então deve ser pedido que cada um escolha três peças quaisquer dos blocos lógicos. Ao observar as peças sorteadas, o professor deve escolher uma delas sem comunicar às crianças qual seria. Essa peça, será então a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Feito isso, será apresentado um quadro 


 com três colunas, onde na primeira coluna serão colocados os atributos da peça que está sendo procurada, a segunda coluna deve ser nomeada como “SIM” onde serão colocadas as características de quem pegou a peça e a última coluna deve ser nomeada como “NÃO” onde serão colocadas as características descartadas da peça procurada. Supondo que a peça escolhida será um triângulo pequeno, azul e grosso, então deve ser dito: "Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda das crianças, os atributos no quadro devem serem indo preenchidos. Em seguida, deve ser dada outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". E assim continuará até chegar ao marinheiro que escondeu o tesouro




   Dominó com blocos lógicos

No primeiro momento a turma deve ser dividida em dois grupos, feito isso será entregue uma caixa de blocos lógicos para cada grupo. Cada grupo escolherá aleatoriamente 16 peças dos blocos lógicos e o restante ficará dentro da caixa servindo como banco de peças.

Após isso será dado início ao jogo, o primeiro grupo escolherá uma de suas peças e colocará no centro da mesa, e assim será dada a sequência do dominó de acordo com a seguinte regra: a próxima peça deve ter apenas uma característica diferente da peça que está em uma das extremidades do dominó.

O grupo que na sua vez não tiver nenhuma peça que possa ser jogada, poderá escolher outra do banco de peças. O grupo vencedor será o que terminar suas peças primeiro.  Após este nível concluído pode ser feito o dominó com duas, três e por último quatro características diferentes.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELA PIBIDIANA ANA CAROLINA

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