segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Pensamento Algébrico – o que mudou?

Jogo: “Pensamento Algébrico – o que mudou? (PNAIC)”
Objetivo: compreender padrões e relações a partir de diferentes contextos.
Material utilizado: cartões contendo os números de 1 à 20 (encarte do PNAIC)
Organização da sala: Divido por nível de aprendizagem (a critério do professor).
Desenvolvimento:
·  O professor organiza uma sequência de cartões que contém os números de 1 à10 e solicita que os alunos observem.
·      Depois que observarem, o professor solicita aos alunos que virem de costas para a sequência disposta. Então, retira-se da sequência, reorganizando-se os cartões, sem deixar espaço vazio entre eles.
 Assim os alunos se viram e voltam a observar a sequência, tentando descobrir o número que falta. 
 Depois de várias rodas o professor repete o jogo acrescentando os cartões até 20.

·         Ao longo da atividade foi sendo retirado mais cartões, por exemplo, dois ou três cartões. Usando também os conceitos matemáticos de ordem.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELAS PIBIDIANAS ELISAMA PRIEBE, PATRÍCIA CASARIN PEIL, PATRÍCIA GUTERRES BORGES E PATRÍCIA MICHIE UMETSUBO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário